tributos

Municípios da região ganham postos de atendimento virtual da Receita Federal

18.299

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Receita Federal
Ponto de Atendimento Virtual (PAV) de Rosário do Sul foi inaugurado em 4 de agosto junto à agência do FGTAS/Sine

Contribuintes de dois municípios da região terão maior comodidade ao utilizar os serviços da Receita Federal. Rosário do Sul e Tupanciretã passarão a contar com locais para atendimento virtual, em que serão oferecidos diferentes procedimentos a quem não tem acesso à internet.

Além de oferecer inclusão digital aos moradores, o Ponto de Atendimento Virtual (PAV), como é chamado, evita que os contribuintes desses municípios tenham de se deslocar até a agência da Receita Federal de Santa Maria. Entre os serviços ofertados, estão informações sobre CPF, protocolo de documentos e consulta de pendências de malha fiscal.

Nacional adota nova identidade visual e aposta em produtos regionais em suas lojas

O PAV de Rosário do Sul foi inaugurado no início deste mês, junto à agência do FGTAS/Sine do município. O posto é o terceiro aberto no Rio Grande do Sul. Antes, os contribuintes locais precisavam buscar atendimento na unidade da Receita de São Gabriel.

Cada ponto é criado em cooperação com as prefeituras. Por isso, quem faz os atendimentos são servidores municipais, depois de receber treinamento pela Receita Federal.

INCLUSÃO
Na última quarta-feira, a Receita assinou um protocolo de cooperação técnica com a prefeitura de Tupanciretã para a instalação de um PAV no município, que é o maior produtor de soja do Estado. Servidores municipais passarão por treinamento para poder atender os contribuintes locais. A previsão é que o espaço esteja em funcionamento até outubro.

Muitos dos serviços da Receita Federal já estão disponíveis online, no site do órgão. Nesses casos, o trabalho do PAV é atender à população menos favorecida, ainda sem acesso aos serviços digitais, promovendo a inclusão digital e a cidadania fiscal.

Mais três municípios da região contarão com Defensorias Públicas

A meta é instalar pontos em municípios onde não exista unidade da Receita, como delegacia, agência ou inspetoria. No Rio Grande do Sul, há pontos virtuais já em atividade em Vacaria e Canguçu.

O ATENDIMENTO

  • O quê - Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal em Rosário do Sul  
  • Onde - Agência do FGTAS/Sine (Rua Rio Branco, 2.435)
  • Quando - Segunda a sexta-feira, das 8h às 13h
  • Serviços - Informações sobre CPF, protocolo de documentos, consulta de pendências de malha fiscal, entre outros

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Auxílio emergencial é pago a beneficiários do Bolsa Família com NIS 4

Próximo

Contrato do transporte coletivo é prorrogado por mais quatro meses em Santa Maria

Economia