data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Receita Federal
Ponto de Atendimento Virtual (PAV) de Rosário do Sul foi inaugurado em 4 de agosto junto à agência do FGTAS/Sine
Contribuintes de dois municípios da região terão maior comodidade ao utilizar os serviços da Receita Federal. Rosário do Sul e Tupanciretã passarão a contar com locais para atendimento virtual, em que serão oferecidos diferentes procedimentos a quem não tem acesso à internet.
Além de oferecer inclusão digital aos moradores, o Ponto de Atendimento Virtual (PAV), como é chamado, evita que os contribuintes desses municípios tenham de se deslocar até a agência da Receita Federal de Santa Maria. Entre os serviços ofertados, estão informações sobre CPF, protocolo de documentos e consulta de pendências de malha fiscal.
Nacional adota nova identidade visual e aposta em produtos regionais em suas lojas
O PAV de Rosário do Sul foi inaugurado no início deste mês, junto à agência do FGTAS/Sine do município. O posto é o terceiro aberto no Rio Grande do Sul. Antes, os contribuintes locais precisavam buscar atendimento na unidade da Receita de São Gabriel.
Cada ponto é criado em cooperação com as prefeituras. Por isso, quem faz os atendimentos são servidores municipais, depois de receber treinamento pela Receita Federal.
INCLUSÃO
Na última quarta-feira, a Receita assinou um protocolo de cooperação técnica com a prefeitura de Tupanciretã para a instalação de um PAV no município, que é o maior produtor de soja do Estado. Servidores municipais passarão por treinamento para poder atender os contribuintes locais. A previsão é que o espaço esteja em funcionamento até outubro.
Muitos dos serviços da Receita Federal já estão disponíveis online, no site do órgão. Nesses casos, o trabalho do PAV é atender à população menos favorecida, ainda sem acesso aos serviços digitais, promovendo a inclusão digital e a cidadania fiscal.
Mais três municípios da região contarão com Defensorias Públicas
A meta é instalar pontos em municípios onde não exista unidade da Receita, como delegacia, agência ou inspetoria. No Rio Grande do Sul, há pontos virtuais já em atividade em Vacaria e Canguçu.
O ATENDIMENTO
- O quê - Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal em Rosário do Sul
- Onde - Agência do FGTAS/Sine (Rua Rio Branco, 2.435)
- Quando - Segunda a sexta-feira, das 8h às 13h
- Serviços - Informações sobre CPF, protocolo de documentos, consulta de pendências de malha fiscal, entre outros